O Lugar de Partilha: Uma Casa de Brincar e Não Só…Parte II

O deck está terminado, pintaram-se já as vigas e pilares, e as obras avançam a bom ritmo no Conjunto Habitacional da Guarda, em Perafita, Matosinhos, Portugal, que muito em breve verá concluída Uma Casa de Brincar e Não Só… / Not Only a Playhouse, construída no âmbito da segunda edição de “O Lugar de Partilha”. No final da primeira semana no terreno, ainda há muito trabalho para fazer no âmbito deste Laboratório de Autoconstrução organizado pela Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura com curadoria de Roberto Cremascoli, mas os ânimos estão em alta e, no próximo dia 10 de agosto, tudo estará pronto para usufruto da comunidade local.

O trabalho é duro mas, pouco a pouco, já começam a entrever-se os resultados. Também o Serviço Educativo da CA tem deixado a sua marca no bairro de Perafita, com atividades frequentes que envolvem as crianças ali residentes.

© Casa da Arquitectura

Em visita à obra, a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, realçou a importância desta “experiência inédita” da CA, que, “em conjunto com uma equipa de arquitetos que vieram de vários lados, desenhou um equipamento de arquitetura simples para melhorar a vida das pessoas”. “É mesmo uma iniciativa de partilha, feita com a colaboração de todos e com várias entidades e que no futuro será efetivamente Lugar de Partilha”, conclui a autarca.

© Roberto Cremascoli

“É a verdadeira relação de partilha de saberes”, reforça Carla Barros, coordenadora de Atividades e Conteúdos da CA e coordenadora de Produção de “O Lugar de Partilha”, lembrando que a Casa da Arquitectura “tem como uma das suas missões levar a arquitetura a um público transversal, com uma linguagem simples e aberta, promovendo o entendimento do processo da disciplina para que possam valorizar a mesma e entendam não só o processo criativo mas todas as condicionantes técnicas que o mesmo sofre”. Este é o palco ideal para isso. “Durante estas duas semanas, temos uma pequena amostra do que é o desenvolvimento de um projeto e a sua relação com as diferentes especialidades”, diz Carla Barros, ressalvando a “importância de os alunos executarem com as suas próprias mãos. Tem sobretudo a ver com o processo de trabalho. O mais importante não é o resultado final mas o processo e o contacto com a população”.

© Roberto Cremascoli

O mesmo nos afirma Agnese Nascimben, estudante italiana, de 24 anos, a concluir o curso de Arquitetura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), que, “para além do fim social ou ético”, destaca a importância do “trabalho em equipa que para nós, estudantes é mais complicado porque estamos mais habituados a trabalhar individualmente”. Para Agnese é também fundamental a possibilidade de “conseguir entrar numa realidade que é muito diferente daquela que vemos enquanto estudantes, que é mais turística, mais romântica. É importante ter noção das várias faces de uma cidade, sair um bocado dos seus estereótipos”. A futura arquiteta sabe do que fala. Já tinha participado na primeira edição de “O Lugar de Partilha” e não quis deixar de integrar a equipa deste ano. Uma repetente no bom sentido, que valoriza o ambiente que se cria entre os participantes.

© Roberto Cremascoli

Sob a coordenação dos tutores-arquitetos Roberto Cremascoli, Edison Okumura, Ivo Poças Martins e Dulcineia dos Santos, 15 estudantes e jovens arquitetos de várias partes do Mundo (Austrália, México, Itália, Brasil e Portugal) estão a ajudar a dar corpo a este equipamento desejado pela população.

© Joanna Helm

São parceiros da Casa da Arquitectura para este projeto a Câmara Municipal de Matosinhos, a MatosinhosHabit, a União de Freguesias - Perafita, Lavra e Stᵃ Cruz do Bispo e inúmeras Coletividades e Associações Locais, assim como a Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. O projeto conta ainda com o apoio da JPinto Leitão, CIN, Hilti, OtiimaArtWorks, Nogueira Fernandes Lda, QT Civil Portugal, To Work For, Zeus Sport, Fixpaços.

© Craig Nener

Texto fornecido pela Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "O Lugar de Partilha: Uma Casa de Brincar e Não Só…Parte II" 06 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899658/o-lugar-de-partilha-uma-casa-de-brincar-e-nao-so-parte-ii> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.